O que é o laudo técnico de vistoria de obra

O laudo de vistoria de obra é um documento exigido legalmente e que deve ser realizado sempre que uma obra é finalizada. Esse tipo de documento deve ser produzido por profissionais devidamente habilitados, que buscam analisar as condições técnicas, de uso e de manutenção de uma edificação.

 

A falta de confiança e o não conhecimento do assunto foram os principais fatores que fizeram as pessoas buscarem maneiras de certificar que todas as atividades da obra foram devidamente executadas. Assim, engenheiros se especializaram nesse tipo de consultoria, ajudando síndicos, incorporadores e demais clientes no processo de recebimento das obras.

 

É válido dizer que esse documento tem sido cada vez mais procurado, se tornando itens essenciais para construtoras, incorporadoras e condomínios.

 

O profissional habilitado para emissão do laudo técnico de vistoria de obras é um engenheiro, arquiteto ou uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Independentemente de ser um profissional ou uma empresa, é preciso que eles estejam devidamente registrados em seu respectivo Conselho Profissional (CREA — Conselho Regional de Engenharia e Agronomia ou CAU — Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

 

Não podemos deixar de destacar que o laudo técnico deve ser capaz de atestar as condições estruturais, de segurança e de conservação da edificação. Caso reparos sejam necessários, o profissional deve indicar um prazo para sua devida realização.

Confira também:

5 fatores para tomar cuidado na hora de construir ou reformar

Como agilizar os processos de engenharia

Inspeção Imobiliária - A Importância de um Laudo Técnico