Como agilizar os processos de engenharia

Diante do cenário de crise e instabilidade financeira, reduzir custos e aumentar a produtividade e eficiência em obras é um dos maiores desafios do setor. Para isso, o caminho é a otimização de alguns processos de engenharia.

 

Essa tarefa envolve o gerenciamento do projeto como um todo, englobando etapas de longa duração e integrando profissionais de diversas áreas diferentes dentro de uma obra.

 

Mas você sabe quais são as principais áreas da engenharia e suas respectivas responsabilidades em uma obra? A engenharia civil é a disciplina responsável por projetar, construir, inspecionar e fazer a manutenção de edificações, sendo a construção civil o principal campo de atuação do engenheiro formado nessa área.

 

Algumas áreas da engenharia civil em uma obra são:

 

  • Construção: execução e gerenciamento da obra;
  • Estruturas: projeto e concepção de estrutura em edificações;
  • Orçamento e planejamento: levantamento dos materiais, custos, viabilidade e elaboração dos cronogramas físico-financeiro;
  • Ambiental: envolve as interações com a biosfera, o manejo de recursos e resíduos e o impacto ao ambiente;
  • Saneamento: desenvolvimento dos projetos da rede de captação de água e distribuição de água e da estação de tratamento de esgoto;
  • Mapeamento: coleta de dados em campo para a confecção de mapas que serão a base para o planejamento de obra.

 

Dessa maneira, o engenheiro civil pode atuar em diversas áreas, desde o planejamento e execução de obras e serviços técnicos à direção e fiscalização. E dentre as atribuições que fazem parte do seu dia a dia estão a emissão de laudos técnico e ARTs, por exemplo.

Confira também:

5 fatores para tomar cuidado na hora de construir ou reformar

Inspeção Imobiliária - A Importância de um Laudo Técnico

Inspeção Predial tem metodologia uniformizada com a publicação da Norma ABNT 16747